2 de fevereiro de 2011

Cavaco poderá ter o mandato suspenso por 9 meses depois de agredir adversários no discurso

Cavaco Silva arrisca-se a ter o mandato suspenso por 9 meses caso fique provada a sua agressão aos cinco candidatos presidenciais durante o seu discurso de vitória no Centro Cultural de Belém. Apesar do relatório da Comissão Nacional de Eleições não fazer qualquer referência ao incidente, a Comissão Disciplinar da República reuniu na terça-feira e decidiu instaurar um processo de inquérito para averiguação dos factos ocorridos. Cavaco Silva incorre agora numa sanção que pode ir de 3 meses a 9 meses, a anulação dos últimos 5 vetos do mandato anterior e de uma multa que pode ir de 25000 a 250000 euros, por não ter cumprido "os deveres de lealdade e urbanidade" previstos no regulamento da Liga da República. 

1 comentário:

  1. Não me digam que a Liga de Paris (Liga de Defesa da República, mais conhecida por Liga de Paris), ressuscitou?

    Segundo um certo jornalista de um qualquer jornal talvez nacional, um eventual castigo ao PR, na sequência do seu discurso de vitória, não deverá ter efeitos práticos no corrente mandato, principalmente pela demora que este tipo de processos costumam acarretar.
    Mas, para que qualquer castigo seja aplicado, é necessário que o incidente esteja mencionado nos relatórios da comissão de eleições (o que não sucede), das forças policiais de segurança ou dos delegados da assembleia da república. Se isso não acontecer, a comissão disciplinar terá de esperar que alguém ou alguma entidade (Santos Silva, por exemplo) apresente queixa para avançar com um inquérito. O líder da comissão disciplinar disse que não iria recorrer a notícias ou imagens da televisão para avançar com processos de acção disciplinar.

    ResponderEliminar