4 de fevereiro de 2011

Crise na China: crianças entre os 7 e os 10 anos mais atingidas pelo desemprego

À semelhança do que acontece em Portugal, Europa e Estados Unidos, o desemprego também já está a aumentar na China. Apesar do Produto Interno Bruto da China estar a crescer quase 10% ao ano, está a aumentar o número de desempregados em idades mais avançadas, reflexo do exigente e competitivo mercado de trabalho do gigante asiático. “As empresas chinesas são obcecadas em renovar o quadro do pessoal e despedem as crianças com mais de 7 anos e só contratam crianças de 3 anos de idade, no máximo. Estas crianças com 7, 8, 9, 10 anos têm muita dificuldade em voltar ao mercado de trabalho. É o eterno drama. Demasiado velhas para as empresas, demasiado novas para a reforma”, explicou um chinês de 4 anos que é especialista em recursos humanos.

1 comentário:

  1. Já se começam a sentir o efeito das contratações tão prematuras ao nível do ensino na China:
    Os infantários ensinam a ler e a escrever a partir dos 3 meses, o ensino secundário passou a ser em versão hiper-compacta, permitindo que uma criança possa iniciar a faculdade aos 19 meses.
    Existem diversas licenciaturas e bacharelatos que se podem fazer entre os 20 e os 36 meses, já incluindo estagio.

    Diversos países ocidentais, ponderam seguir o exemplo da china, tendo em conta que a esperança média de vida poderá atingir valores superiores a 90 anos. Se as pessoas apenas trabalharem entre os 3 e os 8 anos, mesmo que trabalhem entre 14 a 18 horas por dia, poderão gozar a reforma e imenso tempo livre entre os 9 e os 90 anos.

    ResponderEliminar