18 de fevereiro de 2008

Manuais escolares têm fotografias de Nero a incendiar Roma com isqueiro Bic e D. Afonso Henriques a beber Red Bull na Batalha de Ourique

A socióloga Isabel Farinha denunciou esta semana no livro «Audiências Cativas» o facto de os manuais escolares do ensino básico incluírem, desde 1995, publicidade «encapotada», mostrando marcas de refrigerantes, chocolates ou de materiais escolares. As fotos relativas à Última Ceia de Cristo revelam que Jesus e os Apóstolos recorreram aos serviços da Telepizza e que Judas combatia o acne juvenil com Clearasil. Os textos dos manuais revelam que o vigor reformista de Marquês de Pombal só foi possível graças ao seu hábito de beber um Actimel por dia, tal como o Martim Moniz ou a Padeira de Aljubarrota. Os Descobrimentos Portugueses nunca teriam ocorrido se Vasco da Gama e Bartolomeu Dias fossem parvos e não usassem o GPS Tomtom à venda na Media Markt por €99,50.