20 de agosto de 2010

Investigador vai tentar perceber porque é que as pessoas respondem “não sou de cá” em perguntas sobre direcções

Um especialista tem estado a investigar uma das questões mais intrigantes da Humanidade: porque é que as pessoas nunca sabem as direcções e alegam que não são dali. “Se a pessoa não é dali, o que é que está ali a fazer? E como é que conseguiu chegar até ali, se não conhece aquela zona? Onde é que estão as pessoas daquela zona que poderiam ajudar as pessoas que não conhecem aquele lugar? Provavelmente estão numa zona onde outras pessoas perguntam coisas e eles dizem que não são de lá”, afirmou o especialista.

2 comentários:

  1. É de facto um dos estudos mais interessantes talvez para o lado da sociologia.. Porque não vejo mais -.-'

    ResponderEliminar
  2. Pois eu não sou nada assim! Só para dar um exemplo, uma vez estava no meu bairro, descontraído da 'Silva' e umas tipas num peugeot cabrio, vestidas de mini-saias e decotes escandalosos pararam mesmo ao meu lado e num espanhol bem delicado perguntaram-me onde ficava a única rua do meu bairro que eu desconhecia! Pensei: "Porra que é azar", mas para não dar uma de pouco 'hospitaleiro' saquei da minha 'super' PDA, liguei o GPS, defini a origem, defini o destino, saltei para o banco de trás e num espanhol bem pronunciado disse: "Permítan-me que las lleve alla"
    Não sei se foi devido a terem ficado comovidas com a minha simpatia, mas pelo caminho elas fizeram questão de fazer uma pequena paragem na residencial lá do bairro.
    Eu até disse: "Viva España".

    Agora, naquele dia em que dois marmanjos alemães, em plena Av. da República me perguntam onde era a Praça de touros, com um inglês tão mal amanhado e dando ares de gays que queriam levar-me com eles para o meio da arena da praça, na ideia de começar uma 'faena'!! Aí eu disse em grego (só para chatear): "Δεν είμαι από εδώ"! Mas visto que eles não perceberam, ainda para chatear disse em bom português: "Eu não sou de cá, sou grego", mas só porque não sou assim tão antipático concluí: "Mas tenho quase toda a certeza que é por ali..." apontando com a mão direita para a direcção da Golbenkian que é um sitio muito mais giro para visitar que a Praça de Touros.

    Claro que se eu efectivamente estivesse numa cidade que não conhecesse e alguém que 'não fosse' gaja boa, me perguntasse alguma direcção, acham que eu ia gastar as baterias da PDA para ligar o GPS, claro que não! Apenas diria a verdade: "Eu não sou de cá"

    Que foi para isso mesmo que a expressão foi inventada!

    ResponderEliminar