9 de janeiro de 2011

Nos anos 80 os casais de namorados davam toques para o fax quando tinham saudades

Alguns dos rituais mais irritantes dos casais apaixonados e na fase cor-de-rosa do namoro já existiam nos anos 80 só que adaptados aos meios tecnológicos da altura. Os toques para o fax eram gratuitos e dispensavam o gasto de folhas. Naquele tempo também já havia as manhas de fax por causa de ciúmes, discussões e paranóias. “Sempre que eu não respondia ao toque, ela começava a enviar faxes uns atrás dos outros a pedir satisfações, a perguntar onde é que eu estava, a ameaçar e a questionar os meus sentimentos. Também havia o fax recusado e o acto de desligar o fax na cara da pessoa, que era tirar o fio telefónico do fax durante a impressão da folha”, descreveu um homem que namorava muito pelo fax nos anos 80.  

3 comentários:

  1. E o tipo que relata isso, já era enfim, um sortudo, provavelmente a viver em meio urbano e assim. Aqui, nos Alentejos profundos era mais por telex. Uma treta! Perdiam-se palavras no meio de um arrufo amoroso, os mal-entendidos eram uns atrás dos outros, enfim era uma confusão de caracteres perdidos para os dois lados. Muitas estórias de amor acabaram menos bem por causa do telex.

    ResponderEliminar
  2. Enviando esta mensagem por Fax, MCS2:08 da tarde

    Na pré-história, julgo que a "clava" fazia o mesmo efeito!
    Por volta do século 18 rufavam tambores africanos na selva Moçambicana, com mensagens de promessas de casamento entre filhos de chefes Tribais. Convocavam-se para a cerimónia do casamento todas as Tribos da região através deste fantástico sistema de Fax.
    Pela mesma altura, e para fins idênticos, diversas tribos de índios Sul-Americanos utilizavam a técnica dos sinais de Fumo!
    Os índios mais românticos até conseguiam elaborar nuvens em forma de corações (ou seria apenas coincidência?)...
    Já no século 21 o SMS e o MMS veem facilitar e melhorar esta técnica de comunicação amorosa...
    Há uns anos eu soube de um tipo que usava um autocarro da Carris com o mesmo objectivo, era o 17 que saia de Fetais para a Praça do Chile. Ao belo estilo do "Graffiti", o gajo pintava mensagens de amor na traseira do BUS, aproveitando o motorista distraído enquanto aguardava pelo horário da saída de Fetais. A namorada "deliciava-se" da janela do seu quarto, quando o autocarro passava na sua rua, na Charneca.

    Nos meus tempos de criança eu usava copos plásticos de iogurtes unidos por um fio ensebado que quando bem esticado era um perfeito sistema de comunicação para envergonhados. A miúda gira ficava na sala de jantar e eu no meu quarto ao fundo do corredor, e fazíamos aquelas perguntas idiotas de criança estilo "queres ser minha namorada?" ; "qual a cor das tuas cuecas?" ; "quantos filhos queres ter?" ; "Já beijaste alguém na boca?" ; "gostas de linguado?" etc...
    A conversa normalmente acabava quando a minha mãe tropeçava no fio e um dos copos se arrebentava em sintonia com o berreiro que ela fazia (a minha mãe... ou seria a mãe da miúda gira e eu é que estava na sala de estar?!?!).
    Uma técnica que terá começado há talvez mais de um século e que ainda perdura é a utilização de Pombos correio para o envio de mensagens românticas. Um columbófilo apaixonado terá ficado sem um dos seus pombos premiados, quando a sua namorada resolveu "devolve-lo" com uma mensagem perfumada pendurada da pata, o pombo desorientou-se com o "pivete"...
    E para além de mais de umas centenas de outras formas de enviar mensagens românticas entre apaixonados, não podemos deixar de falar nos programas da manhã na televisão portuguesa, onde através de um SMS para um número de valor acrescentado, fazemos com que a nossa mensagem seja vista por Portugal inteiro e noutras partes do Globo (RTP Internacional) em rodapé nestes programas televisivos tão populares das manhas da TV portuguesa. Podemos ler coisas como: "Amo-te muito Josefa Agripina, sempre teu, Toni Tintas" ou "Manel, se te volto a apanhar de converseta com a vizinha, ponho-te os patins e os corninhos, Epólita."

    ResponderEliminar
  3. Numa segunda página de Fax, MCS2:10 da tarde

    Também podem ser mandados beijinhos contratando avionetas publicitárias ou telefonando para alguns programas de rádio!
    Então e aquele marmanjo que no seu local de trabalho, quando topava que a sua colega boa se levantava para ir buscar algo à impressora, mandava imprimir uma folha com letras garrafais com mensagens românticas e atrevidas, que a giraça voltava sempre para o lugar com as bochechas bem mais vermelhinhas...

    Ainda há a técnica de, após a família da namorada estar toda a dormir (todas as luzes da casa dela estão apagadas), um tipo apaixonado planta-se debaixo da janela dela e atira pedrinhas pequeninas (em forma de código morse) para que a jovem acorde e apareça à janela onde se pode deleitar com um jovem trepador, ou um jovem violinista, ou um jovem tenor, ou com uma orquestra inteira, ou com um simples mas grandioso cartaz que diz: "AMO-TE JULIA"... Normalmente estes jovens audazes acabam sempre por levar com um sapato na cabeça, ou quando tenham muito azar podem levar com um despertador dos antigos, ou com um ferro de engomar em cima.

    No futuro tudo isto será em 3D, embora por enquanto ainda se tenha que usar uns óculos especiais...

    Viva os anos 80. O belo do Fax e a melhor música romântica de sempre! E a maioria dos Cromos do Nuno Markl entre outras milhares de coisas fixes. Tudo nos anos 80.

    ResponderEliminar