22 de abril de 2007

António Damásio não detecta emoção no cérebro de Mário Lino

António Damásio acaba de publicar o seu último livro - "O erro de Sócrates" - onde descreve conclusões assustadoras relativamente aos nossos governantes. Segundo o artigo publicado na Nature, Mário Lino tem o córtex frontal ventromediano lesado. Tal dano impede-o de sentir emoções sociais como vergonha ou culpa, não estando afectada a inteligência e a lógica, ao contrário do verificado com Manuel Pinho, cujas lesões serão o tema dos próximo livros. "Mário Lino é capaz de afirmar, sem hesitar, que é prioritário construir o aeroporto da Ota, mesmo que aquilo custe uma pipa de massa e não sirva para nada. As pessoas normais utilizam a emoção para questionar a moralidade das suas decisões. As lesões no cérebro de Mário Lino impedem-no de ter empatia e compaixão pelos contribuintes", afirmou António Damásio.

2 comentários:

  1. Bravo!!!! Este Blog está com um humor refinado. Gostei. Vou linkar o ultimo artigo de damásio e colocar-te na lista de links de blogs a visitar. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Hummmm .... e o Sócrates? O que tem ele? [ou não tem (fora a coisa da ordem dos E. tal como referiu Mariano Gago)] :)
    abraço,
    M.

    ResponderEliminar